Alexandre Magno I

ALEXANDRE MAGNO I


Alexandre Magno I
01/03/2013 - 04/2013

O Papa Alexandre Magno I conforme registro póstumo em 2013

No dia 22 de fevereiro de 2013, após a renúncia de Cornélio I, reuniu-se o então Camerlengo Dom Giovanni Cardeal Coppa com os demais cardeais e deliberaram que o próximo conclave seria no dia 26 daquele mês, ficando a Sé vacante até lá. Porém, foi somente após 10 dias de sé vacante, às 16 horas do dia 1 de Março de 2013, que os Cardeais eleitores deram um novo Bispo a Roma.

Dom Patrick Cardeal Mckenna, tendo renunciado no dia 22 de fevereiro ao título de Papa Emérito, foi o eleito, adotando o nome de Alexandre Magno I, devendo, seguindo a "Lei dos dois meses" do Concílio Vaticano I, ser Papa até o dia 1 de Maio.

Já no dia 23, Dom Patrick Mckenna era indicado em pesquisas como o favorito no Conclave. Em seu pontificado reestabeleceu a divisão entre Roma e o Brasil, sendo nele recebido numa visita apostólica por volta do dia 11. Convocou mais um sínodo dos Bispos. 

Foi um pontificado razoável, com muitas crises e escândalos internos que gerou grandes perdas clericais, mas que o Papa lidou mantendo pulso firme.

Renunciou em Abril, mantendo-se como Papa emérito.

Decano e Camerlengo

Nomeou, no dia de sua eleição, como decano ao Cardeal Dom Odilo Scherer; como Camerlengo ao Cardeal Dom Marc Ouellet.

Transferência de Roma

No dia 2 de Março de 2013 o Papa Alexandre Magno I decidiu, como no pontificado de Ioannes Paulus III fora feito, dividir o Clero: O alto Clero (Papa, toda a cúria e seus dicastérios, Sacro Colégio de Cardeais) em Roma, e o baixo Clero (demais clérigos) no Habbo Br sob o governo do Núncio e Primaz, que na época eram, respectivamente, o Cardeal Daniel Malaquias e o Cardeal Dom Marcos Peron

Cisma da Canção Nova

Após alguns dias de divisão, em que clérigos de uma comunidade Canção nova se reuniram e elegeram seu próprio Papa, no dia 7 de Março de 2013, houve um tratado de paz onde todos os seus clérigos aceitaram voltar para a ICAR como Padres, e seu papa foi sagrado Bispo auxiliar.

Fim do pontificado

As referências são escassas quanto ao fim do pontificado de Alexandre Magno I, sabe-se que no dia 30 de Abril de 2013 já se encontrava como Papa emérito, o que faz supor que, possivelmente, renunciou antes do prazo de 2 meses para o termino de seu pontificado.