Cornélio I

 CORNÉLIO I

19/02/2013 - 23/02/2013


Eleito no dia 16 de fevereiro de 2013, enquanto ainda vigorava os últimos dias de Gregório Magno I, o Cardeal Dom Julius Clérigo (Julius.Clerigo) assume o pontificado três dias depois, com a renúncia oficial do Papa no dia 19, adotando para seu pontificado o nome de Cornélio I.

Foi coroado pelas mãos do Cardeal Proto-Diácono Dom Carlo Ventresca às 16 horas do dia em que assumiu oficialmente o papado, 19 de fevereiro de 2013, devendo renunciar dois meses após sua eleição, 16 de Abril, conforme decreto do Concílio Vaticano I, confirmado pelo Sacro Colégio de Cardeais no pontificado anterior.

Porém não teria o vigor de seu antecessor. Com apenas dois dias de pontificado o papa Cornélio mostrava-se muito ausente de suas funções, fez somente algumas nomeações incompletas. Surgiu o temor no Clero de instabilidade na Igreja após dois meses de paz e estabilidade.

Após 6 dias de sua eleição, tendo reinado por somente 3 dias sobre a ICAR, na noite do dia 22 de fevereiro renunciou ao pontificado. O motivo de sua renuncia, bem como de sua ausência, era a enfermidade pela qual passava, encontrava-se muito doente e alegou que ficaria dois meses ausente do Habbo.

Terminava assim um dos pontificados mais curtos da história da Igreja, tumultuado e pouco produtivo.