Victor I

VICTOR I

25° Papa


Victor I
11/07/2013 - 12/07/2013

Dom Victor Cardeal Nicollet (Victor-Nicolett), assumiu o pontificado por meio de testamento, deixado pelo papa Mariano II após sua surpreendente renúncia, no mesmo dia que que fora reintegrado na ICAR após quase dois anos de ausência, no dia 11 de Julho de 2013, adotando o nome de Victor I, o vigésimo quinto Papa da ICAR.

Assumido o pontificado, mudou as nomeações. Seguindo a linha de Mariano II contra Patrick McKenna, declarou a Antipapia de todos os seus pontificados (João Paulo I, Inocêncio I, Gergório Magnus I e Alexandre Maguns I), acusando-o de chantagem de cardeais em conclave e outros escândalos.

Seu pontificado durou apenas dois dias. Nesses dois dias, porém, desorganizando toda a cúria, desagradou o Clero e causou uma divisão na ICAR, sendo contra as normas da Igreja. Os acontecimentos que se sucederam nesses dois dias são obscuros, de poucas referências. Ao que parece, causou uma divisão na ICAR. 

Foi destronado no dia 12 de Julho de 2013.  Sabe-se que, na tarde deste dia, alguns Cardeais, aliaram-se a Patrick McKenna, e destronaram o Papa Victor I.

Segundo referências, o Papa Victor I abandonou a Igreja para virar protestante. Assim, foi decretada sua anti-papia, ainda no dia 12.

Victor I, no entanto, não reconheceu o destronamento e não deixou o papado, agora não mais reconhecido, recebendo apoio de alguns clérigos, dando início a um cisma na Igreja.