Inocêncio V

INOCÊNCIO V

10/03/2015 - 11/05/2015

O Conclave realizado no dia 10 de março de 2015, elegeria, para suceder Pio IV, o Cardeal Pedro Jerry (Pedro.Jerry.), que assumiria a Cátedra Petrina sob o nome de Inocêncio V.

Conhecido pelo seu temperamento forte, Inocêncio V renunciaria ao papado no dia 11 de Março de 2015, após dois meses de pontificado.

Abril de 2015: Registro do Papa Inocêncio V ao lado de alguns clérigos em reunião após a ordenação Episcopal de Dom Marlindo
Decano e Camerlengo

Registra-se à época, já no último dia do pontificado de Inocêncio V, como Decano do Colégio de Cardeais, o Cardeal Dom Odilo Scherer; como Camerlengo, o Cardeal Dom Raul Gabriel.

Decretos litúrgicos

São do último dia de seu pontificado, dois decretos que regulamentariam questões concernentes a liturgia e as vestes clericais na época. 

Proibiu a auto comunhão, durante a missa, da sagrada hóstia aos diáconos, bem como aos padres que não tomassem parte na concelebração.
 
Regulamentou ainda o uso de solidéus e barretes aos padres, proibindo no cotidiano o uso do solidéu para os padres não titulados como monsenhores ou cônegos, permitindo, porém, a eles solidéu e barrete ao início e fim da missa. Aos monsenhores e cônegos ficava permitido o uso do barrete durante a missa.

18 de Abril de 2015: O papa Inocêncio V junto de alguns clérigos, ao que parece, na Basílica de São Pedro.

Arquivo Apostólico