João Paulo IV

JOÃO PAULO IV
27/08/2015 - 07/01/2016



Seguindo a agenda da Sé vacante prevista, o Cardeal Decano Dom Odilo Scherer convocou todo o colégio Cardinalício para o Santo Conclave que ocorreria às 19h do dia 27 de Agosto de 2015, para que fosse eleito Sumo Pontífice, que tinha pela frente a missão de suceder o bem sucedido pontificado do Papa Pio V.

O eleito foi o Cardeal Camerlengo da Câmara Apostólica, Dom Daniel Cardeal Stramantino (DaniStramantino), que regeria toda a Igreja da Cátedra de São Pedro sob o nome de João Paulo IV.

Foi entronizado e coroado no dia 03 de Setembro de 2015, na Basílica de São Pedro.

Teve um pontificado bastante estável. Realizou visitas apostólicas ao Brasil. Foi o Papa responsável por convocar e abrir o Ano Santo e Jubilar por ocasião dos 10 anos da ICAR no Habbo. 

Passados 4 meses e alguns dias de seu pontificado, por julgar necessário o fim de seu pontificado para que a Igreja colhesse seus frutos, renunciou à Cátedra no dia 7 de Janeiro de 2016.

27 de Agosto de 2015: o Papa João Paulo IV é apresentado na sacada da Basílica de São Pedro após sua eleição.


O Papa João Paulo IV na cerimônia de Entronização na Basílica de São Pedro, no dia 3 de Setembro de 2015.

Decano e Camerlengo

Durante todo seu pontificado, o Papa João Paulo IV nomeou Decano ao Cardeal Dom Odilo Scherer. Nomeou como Camerlengo da Câmara Apostólica, do dia 27 de Agosto ao dia 31 de Outubro, o Cardeal Dom Agnelo Rossi; porém, nas nomeações do dia 16 de Dezembro, nomeou como Camerlengo o Cardeal Carlo Ventresca, o qual permaneceu no cargo até o fim de seu pontificado.

Decretos

Nos primeiros dois dias de seu pontificado, o próprio Papa legislou por meio de decretos: 

no dia 28 de Agosto "visando em manter a sagrada tradição e seus ritos", reinstituiu a ordem de São Maron (os ''Maronitas'') com o objetivo de espalhar a fé católica e o rito Maronita por todo o mundo bem como declarou aberto o Patriarcado de Jerusalém e a Eparquia de São Maron.

no dia 29 de agosto fechou a Arquidiocese de Porto Alegre e abriu a Arquidiocese de São Paulo por "ser arquidiocese de uma das maiores cidades do mundo e a maior do Brasil".

No mês de Dezembro o próprio Papa interveio por meio de Decretos legislando sobre os cantos na Missa:

no dia 17 de Dezembro de 2015, após problemas com os cantos na missa daquele dia, na Basílica de São João do Latrão, proibiu todos os cantos durante a Missa, permitindo somente a leitura das antífonas própias e o canto do Salve Regina ao fim da Missa.

passados 10 dias, 27 de Dezembro, liberou os cânticos em todas as celebrações, porém regulamentando o uso quanto ao momento certo, quanto as enculturações, quanto ao responsável pelo canto e, por fim, quanto ao uso de um único canto por vez.

Viagem Apostólica ao Brasil

Por ocasião da festa de Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de Outubro, o papa João Paulo IV anunciou que faria uma viagem apostólica ao Brasil para celebrar a festa da padroeira e visitar as Arquidioceses. A viagem ocorreu do dia 08 de ao dia 15 de Outubro, com o Papa cumprindo agenda pelas quatro Arquidioceses Brasileiras, dois dias em São Paulo, três dias em Aparecida, um dia em Belém e um dia na arquidiocese primaz do Brasil, Salvador.

O Papa ainda voltaria ao Brasil em outra viagem Apostólica no mês de Dezembro, onde novamente visitaria as Arquidioceses brasileiras. Cumpriu agenda pelas quatro Arquidioceses do dia 1 ao dia 7 de Dezembro, quando retornou a Roma após a Santa Missa celebrada na Praça da Sé de São Paulo.

Ano santo da Misericórdia e Jubileu dos 10 anos

Cartaz do Ano Santo e Jubilar de 2016

Por ocasião dos 10 anos da Igreja presente no Habbo Hotel, o Papa João Paulo IV proclamaria para o ano de 2016, por volta do início do Mês de Novembro, um Ano Santo da Misericórdia e do Santo Jubileu da Igreja.

O Papa convocou a abertura do ano Santo e Jubilar para o dia 15 de Dezembro de 2015, semana do domingo Gaudete, com a solene abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro. 

O Tema para o Ano Santo escolhido foi ‘‘Há 10 anos espalhando as misericórdias do Pai’’ e o Lema ‘‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia’’ (Mt 5,7)

Registro do Papa e o Clero na Praça São Pedro na bertura do jubileu de 10 anos no dia 15 de Dezembro de 2015.

Missa de abertura do ano Santo e Jubilar no dia 15 de Dezembro de 2015, Basílica de São Pedro.

Para aquela semana, do dia 15 ao 22, o Pontífice decretou ainda oficialmente as Igrejas que teriam suas portas Santas abertas em solenes celebrações: as quatro Basílicas Maiores, as Basílicas menores de Roma, igrejas referenciais de Roma e do Brasil.

O Ano Santo e jubilar se estenderia até o dia 31 de Dezembro de 2016, Solenidade de Santa Maria mãe de Deus, dia em que se deveria fechar a Porta Santa da Basílica de São Pedro e de todas as outras Igrejas onde elas foram abertas.

Renúncia e Fim do Pontificado

João Paulo IV renunciou de seu pontificado na última semana de Dezembro, sendo já para a última semana de Dezembro e início de Janeiro a agenda de seus últimos dias como Papa.

Às 17h do dia 07 de Janeiro de 2016, o Papa celebrou a Santa missa Solene em ação de graças pelo pontificado, na Basílica de São Pedro. 

Em sua homilia nesta Missa usou da Tiara papal para criticar a soberba de alguns pontífices, e quanto a sua renúncia alegou traçando um paralelo a parabola do grão que morre: "Muitos me perguntam porque eu quis deixar de ser papa, é uma resposta simples que posso dar [...] É preciso que esse pontificado termine, para que possamos colher os frutos que Deus plantou em nosso meio, frutos que eu creio que não serão poucos não!" Após a Homilia, num ato inesperado, lavou os pés dos Cardeais presentes.

Terminada a Missa, às 19h, presidiu o último consistório Ordinário com os Cardeais na Sala Clementina. Logo após, às 20h, no túmulo de São Pedro, realizou-se a cerimônia da quebra do anel do pescador, findando o pontificado de João Paulo IV e dando início ao período de Sé Vacante.

Arquivo Apostólico

Bula Anno Sanctus et Iubilaeum

Decreto Secundo Decretum Cantuorum Missae

Motum Próprium - Solemnitatis Domini


Nomeações do Pontificado de João Paulo IV


REFERÊNCIAS

Anuário Pontifício • A Santa Sé: Ioannes Paulus IV (anuario-icar.blogspot.com)