Inocêncio I

INOCÊNCIO I


04/09/2012 -22/10/2012



O então Cardeal Decano Dom Patrick Mckenna, quando da renúncia do Papa Felix I no dia 4 de setembro de 2012, foi indicado em testamento pelo Papa para lhe suceder no pontificado. Dom Mckenna, então, imediatamente assumiu o papado adotando o nome de Inocêncio I, sendo o décimo segundo Papa a reinar sobre a Igreja.

É relatado como um Papa rígido. Em seu pontificado convocou concílio, estabeleceu diálogo ecumênico e estabeleceu paz após várias guerras contra protestantes. Reinou sobre a Igreja em uma época crescimento e perfeita situação financeira. 

Renunciou no mês seguinte a sua eleição, após mais de quarenta dias como pontífice.

Camerlengo e Decano

Na noite de sua eleição, nomeou como Camerlengo ao Cardeal Dom Cezar Petronni; a Decano, o Cardeal Dom Guilherme Albuquerque. Ao menos até o dia 12 as nomeações não mudaram. No dia 17, porém, Dom Coimbra Pontes já era Camerlengo de seu pontificado. No dia 18, devido a desvios de conduta, Dom Coimbra foi afastado e Dom Cezar Petroni retorna ao cargo. No dia 25 foi nomeado como Decano o Cardeal Dom Angelo Sodano. Dom Sodano permaneceu como Decano até o dia 21 quando, por má conduta, foi afastado do cargo e nomeado o Cardeal Dom Guilherme Albuquerque.
Foto do dia 3 de Outubro de 2012, registrando, possivelmente na basílica de São Pedro, da esquerda para a direita: Dom Odilo Scherer (Vice-Decano), Dom Cezar Petronni (Camerlengo) Dom Angelo Sodano (Decano)
Concílio Ecumênico Vaticano Habbo II

Na mesma noite em que assumiu o pontificado tomou uma de suas primeiras resoluções, a convocação de um Concílio ecumênico. O concílio chamou-se "Concílio Ecumênico Vaticano Habbo II". O concílio, visava estabelecer medidas de organização e ação da Igreja para o futuro, e prometia ser uma parte aberto para parte dos clérigos participarem e opinarem sobre a Igreja e as resoluções. 

Algumas medidas

Uma decisão colegiada do Colégio de Cardeais nesta época, datada do dia 25 de setembro, deliberava que "os padres da Igreja Católica Apostólica Romana do Habbo deveriam celebrar pelo menos uma missa de três em três dias".

O Papa Inocêncio no dia 18 de outubro, em nome do Sacro colégio de Cardeais, reestabeleceu a lei que punia com excomunhão a todo membro do Baixo Clero (de seminaristas a padres) que entrasse em Roma sem autorização papal.
Foto do Papa Inocêncio I reunido, em ocasião desconhecida, com Cardeais e o Bispo Dom Malaquias.
Fim do pontificado

No dia 22 de Outubro de 2012 o Santo Padre Renuncia a seu pontificado. O motivo de sua renúncia foi o cansaço e pressão do clero.