Pio III


Às 19 horas do dia 28 de agosto de 2014, iniciava-se o Santo Conclave, que daria a Igreja o sucessor de Lucas II. Naquela mesma noite o Cardeal Proto-Diácono Bender Sóbrio, anunciava ao mundo a eleição do Cardeal Giovanni Coppa (Giovanni.Coppa) que adotou o nome de Pio III.
Pio III na Missa de Encerramento do Conclave na Capela Sistina. Concelebraram com ele quatro Cardeais: Dom Odilo Scherer, Dom Carlo Ventresca, Dom Julius Clérigo e Dom Bender Sóbrio.


Missa de entronização Pontifícia do papa Pio III no dia 1 de Setembro de 2014.
Decano e Camerlengo

Após sua eleição, nomeou como Camerlengo  ao Cardeal Carlo Ventresca, como Decano o Cardeal Dom Odilo Scherer. Nas nomeações do dia 16 de Setembro, substituiu o Camerlengo nomeando o recém-criado Cardeal Carlos Montanna. Porém nos dias seguintes, Dom Carlo Ventresca seria recolocado no cargo. E assim permaneceram até o fim do pontificado.

IV Sínodo Geral dos Bispos

Logo após eleito, o Papa Pio III convocou o IV Sínodo Geral dos Bispos. O sínodo foi aberto pela missa celebrada pelo Papa na Basílica de São Pedro no dia 10 de outubro de 2014; às 18 horas, se iniciaria a primeira sessão sinodal. O Sínodo perduraria aquela semana até o dia 16 de Novembro.

Constituição Final do IV Sínodo dos Bispos:


O IV Sínodo dos Bispos anularia uma decisão conciliar, do Concílio Vaticano IV, sobre os paramentos. O Concílio proibira o uso da capa como ornamento nas casulas. O Papa Pio III, em sessão do Sínodo, manifestou seu desagrado, sendo bastante frio e enérgico, em certos momentos, com a situação dos paramentos dizendo-se "Limitado pelos documentos do Concílio", que chamou "desnecessários" e que "o Concílio serviu para anular uma tradição da Igreja que temos preservado por oito anos". Enfim, nas resoluções do sínodo "por engrandecimento e elevação maior da liturgia católica", readimitia-se o uso da capa.

Registro de Sessão sinodal que tratou da Liturgia durante o IV Sínodo dos Bispos. O Papa Pio III manifesta sua revolta contra as resoluções conciliares quanto aos paramentos.
Renúncia

Na tarde do dia 19 de Outubro de 2014, após quase dois meses de pontificado, em reunião com Cardeais e Bispos na Sala Clementina, anunciou sua renúncia ao governo da Igreja para o dia 1 de Novembro às 15 horas.



Imagens e trecho do pronunciamento da renúncia de Pio III no dia 19 de Outubro de 2014, na sala Clementina.

Na noite do dia 1 de Novembro, então, foi quebrado o anel do pescador pelo Cardeal Camerlengo Carlo Ventresca, na presença do Cardeal Decano e outros clérigos. Dava-se início a Sé Vacante.

O Cardeal Camerlengo Carlos Ventresca quebrando o Anel do Pescador do Papa Pio III na presença do Cardeal Decano Odilo Scherer no dia 1 de Novembro de 2014.