Severino I

SEVERINO I

2° Papa 


2011


Registro de 2013 do então Cardeal Severino
Após a crise e abandono do Clero por parte de Gregório XVII, bem como de outros clérigos, o então Cardeal Victor Guilherme (Victorguilhe)  perseverou, dando continuidade às atividades da Igreja com um forte zelo missionário, contando com o auxílio de novos clérigos por ele formados.

Desse modo a Igreja, de fato, se reergueu, e observou-se um reinício de sua história, porém de modo ainda primitivo, sem uma hierarquia devidamente constituída.

Reuniu-se então o clero daquele tempo em uma reunião geral para estabelecer uma hierarquia para a Igreja. Disso decorreu o segundo conclave da Igreja para eleger o sucessor de Gregório XVII. Por unanimidade de votos o Cardeal Victor Guilherme foi eleito, adotando o nome de Severino I.

Em seu pontificado procurou manter a paz e a unidade da Igreja, mas, apesar de tudo ainda sofria com a ausência de clérigos o que não o impediu de manter estável a Igreja.

Seu pontificado foi curto, estima-se que em torno de 15 dias, falecendo em seguida; o que não impediu que o Papa Severino I entrasse para a História da Igreja como o Reedificador da ICAR.

Poder-se-ia considerá-lo o primeiro Papa, porém, oficialmente, é o segundo.

REFERÊNCIAS