Paulo I

PAULO I
19/05/2015 - 21/06/2015


Às 14h30 do dia 17 de Maio de 2015, cumprindo a vigente agenda da Sé vacante, o então Cardeal Decano Dom Odilo Scherer presidiu a Missa Pro Eligendo Romano Pontifice, que abria os trabalhos do Santo Conclave, que elegeria o sucessor do Papa Inocêncio V.

Eleito no dia 19 de Maio de 2015, o então Camerlengo da Câmara Apostólica, Dom Raul Cardeal Gabriel (praulbq97), assumiria o pontificado sob o nome de Paulo I. Foi entronização e coroado, pelas mãos do Cardeal Proto-Diácono Dom João Cardeal Pedro, três dias depois, no dia 22 de Maio de 2015.

Decano e Camerlengo

Durante todo o pontificado de Paulo I, o Decano do Colégio de Cardeais foi o Cardeal Dom Odilo Scherer; o Camerlengo da Câmara Apostólica, o Cardeal Dom Pedro Jerry.

Cisma de Patrick McKenna

Por volta dos últimos dias do pontificado de Bento Magnus I, em Março de 2014, foi descoberto que o então Papa Emérito, Gregório Magnus II (Patrick McKenna), proclamava-se papa reinante em um Hotel Pirata, o IHabi, o que configurava um ato cismático e acarretou a excomunhão Latae Setentiae, do Papa e seu clero, bem como a antipapia de Gregório magnus II. Não se tem muitas notícias do que houve com o Anti-Papa Gregório Magnus II após o ocorrido. 

Porém foi durante o pontificado de Paulo I, passado ano, entre o fim de Maio e primeira semana de Junho, que Patrick McKenna retornou ao Habbo Hotel, ainda se declarando Papa, dando inicio a um grande cisma no Habbo Hotel, com o qual Paulo I teve de lidar até o fim de seu pontificado.

Cismas de outros hoteis se aliavam a McKenna assim como clérigos antigos e insatisfeitos, como Giovanni Coppa, aderiam ao cisma. Poucos dias após a entronização de Paulo I, o cisma de McKenna já contava com cerca de 15 clérigos. 

Viagem Apostólica ao Brasil

Ainda na primeira semana de Junho, o Camerlengo da Câmara Apostólica, Dom Pedro Cardeal Jerry, publicaria a convocação a todo o Clero de uma Viagem Apostólica do papa Paulo I às Arquidioceses brasileiras. Paulo I visava, com a viagem, uma tentativa de unir o Clero e frear o avanço do Cisma. 

O Papa chegou ao Brasil na tarde do dia 8 de Junho e cumpriu toda a agenda da viagem pelas arquidioceses brasileiras até a noite do dia 12 de Junho.

Paulo I com os Arcebispos brasileiros em Visita Ad Limina

Fim do Pontificado

Pressionado pelo cisma vigente e sendo malsucedido na tentativa de combatê-lo, o Papa Paulo I não se via mais apto para o exercício do ministério petrino, o que o levou a renunciar no dia 21 de Junho de 2015, após 32 dias como Papa da Igreja Católica.


NOMEAÇÕES

REFERÊNCIAS